quarta-feira, 27 de junho de 2012

HISTÓRICO


  Surgiu com a necessidade de auxiliar na celebração da santa missa,presidida pelo saudoso e inesquecível monsenhor João Berkman
Realizada aos domingos às 10:00 hr da manhã,apoiada fraternalmente pelas freiras-irmãs:Florentina,Maria Julia,Paraclita e Inocência,que residiam na casa ainda existente no alto do "Sitio Betânia",hoje denominado "Colina Sagrada",Santuário da Virgem dos Pobres,no bairro de Mangabeiras em Maceió-AL.
 Na pequena sala onde,ainda hoje se venera o Santíssimo,erguia-se o altar,enquanto a assembléia acomodava-se na escadaria de acesso ao altar e na pequena área abaixo,onde comportava o número máximo de 30 pessoas.Entre elas um grupo de mulheres acompanhado de dois homens nos violões.Um desses homens,era Renan.

 Renan,começou a participar,daquele grupo de pessoas,tocando violão à convite de sua esposa Devaldice,que já frequentava o Santuário e auxiliava nas atividades de canto e liturgia.Eles tinham Três filhos,Renan Júnior,Ravel Jimy e Rogerio James.
O mais velho,Renan Júnior,de 15 anos de idade,amava música e já tocava alguns instrumentos.Possuia uma "Gaita"de marca "HERING",conhecido como "ORGÃO",tocado com as mãos e soprado por um pequeno ventilador interno.Instrumento que se assemelhava ao atual teclado,porém sem nenhum recurso eletrônico.Incentivado pelo Pai e pela Mãe,Timidamente,Renan Júnior uniu-se ao grupo de pessoas,acompanhando-as com seu instrumento.Dessa forma,brotava a semente do "CORAL VIRGEM DOS POBRES",nome dado em 1998 pela Freira Irmã Maria Júlia,tornando-se madrinha do grupo.

  Nesses seus primeiros passos,ocorreram muitas alterações em sua composição.A cada semana,o Coral virgem dos Pobres recebia um novo integrante.Pessoas que já participavam das missas,amigos e vizinhos.Após alguns anos,Ravel Jimy e Rogerio James,filhos mais novos de Renan,ingressaram tabém no Coral virgem dos Pobres.Ravel Jimy era eletrotécnico.Além de cantar,assumiu toda a parte técnica:Ligação,instalação,manutenção e consertos dos equipamentos.
Rogério James,já tinha participado de alguns grupos musicais,cantando e tocando.Essa experiência ajudou na elaboração do repertório e arranjos musicais.

Posteriormente,Renan Júnior trouxe para adicionar ao Coral Virgem dos Pobres,sua então namorada(Atual esposa)Neide Alice.Dotada de boa voz,afinação,técnicas vocais e experiência,por já ter sido cantora de Coral,Neide Alice enriqueceu ainda mais o Coral.Passou a ajudar na divisão de vozes e na organização dos cantos.

Deus estava,à seu tempo,suprindo todas as nossas necessidades.Selecionando e trazendo pessoas preparadas,exatamente,para cada função.
O Coral Virgem dos Pobres possuia então,um número expressivo de integrantes que participavam dos ensaios semanais,precedidos sempre de orações e reflexões.
  Entretanto,com o passar do tempo,devido a incompatibilidade de horários,ingresso no mercado de trabalho,mudança de endereço,e outros motivos,o Coral Virgem dos Pobres foi perdendo muitos de seus integrantes,deixando a quem ficava tristeza e desânimo.Mas a fé em Deus nos renovou e nos deu força para superarmos e continuarmos com nossa missão.
  Mesmo com o efetivo reduzido,o Coral Virgem dos Pobres participou também de vários eventos religiosos,na capital e no interior do estado de alagoas,como promotor e como convidado,divulgando o evangelho de Jesus Cristo através da música.
 Com menos de dez integrantes,adotou-se,por concenso,o nome de "GRUPO VOCAL VIRGEM DOS POBRES".
A mudança de nome veio junto com a gravação do 1° CD.
A ideia da gravação do 1°CD partiu da necessidade da renovação do som,com a troca de microfones,cabos,fios,amplificadores,mesa de som e caixas de som.Que apresentavam problemas devido ao tempo de uso,como tabém,já estavam ultrapassados.Alguns desses equipamentos foram doados por pessoas que frequentavam o Santuário da Virgem dos Pobres,outros foram adiquiridos com recursos obtidos através de apresentações do GRUPO em eventos reliosos e outros comprados pelos próprios componentes.A venda dos CDs seria exclusivamente para esse fim.
Com o repertório de músicas já cantadas nas missas e financiado pelos próprios integrantes,em 2008 o GRUPO VOCAL VIRGEM DOS POBRES grava seu 1°CD,que foi divulgado nas missas de domingo e  quarta-feira no Santuário da Virgem dos Pobres.
Aprovado por todos que compraram,ajudando na restauração do som,o 1°CD foi um sucesso.Abrindo caminho para outros que logo viriam.
Atualmente,o GRUPO VOCAL VIRGEM DOS POBRES,mantém os equipamentos de som, com a venda de CDs.Todo dinheiro é,exclusivamente,investido na melhoria do som.Sendo assim,nenhum integrante do GRUPO VOCAL VIRGEM DOS POBRES recebe dinheiro da venda de CDs.
O GRUPO é formado por pessoas comuns,que fora do GRUPO,levam uma vida normal:Trabalham,estudam e têm  ocupações diversas.Fazem no GRUPO um trabalho voluntário.Usando da melhor forma possível o dom que receberam de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário